Mudança Climática - Pesadelo para Indústria de Óleo & Gás?




Frequentemente, a atenção mundial está voltada para  Mudanças Climáticas.

Nas conferencias sobre o clima, sempre há a esperança de que os líderes mundiais cheguem a um novo acordo climático para manter a elevação da temperatura média global abaixo de 2 graus Celsius (3,6 graus Fahrenheit).


Sem considerar as controvérsias, para que isso aconteça, as emissões de carbono devem ser reduzidas ainda mais e muitas ideias já estão sendo discutidas e implementadas, como a Energia Fotovoltaica e a Energia Eólica. Também a biomassa renovável pode ser queimada em vez de petróleo ou gás para gerar vapor e energia, mas com menor pegada de carbono.

E quanto à indústria de petróleo e gás relativo a Hidrocarbonos Leves? Como podemos ainda ter os produtos a jusante, especialmente os que têm Etileno como matéria-prima, como plásticos?
No post do Sr. Virendra Singh (IPMA, M.B.A., M.Tech.), Deixe-me apresentar "O Rei dos Petroquímicos", ele afirma:
O etileno é conhecido às vezes como o "rei dos produtos petroquímicos" porque mais produtos químicos comerciais são produzidos a partir do etileno do que de qualquer outro intermediário.

A má notícia é que a petroquímica vem do petróleo e do gás, com a alta pegada de carbono, colocando em risco qualquer acordo para reduzir as emissões de carbono.

A boa notícia é que o Etileno também pode ser o "Rei dos Bio-químicos", pois existem tecnologias que podem produzir Etileno a partir de fontes renováveis ​​de baixa emissão de carbono.

O Brasil é um país com boa posição para crescer em tecnologia renovável. O etanol da produção de cana-de-açúcar é um bom exemplo. O etanol está sendo usado como combustível há muito tempo e até temos carros FLEX que podem queimar etanol e / ou gasolina.

Por outro lado, o Etanol também pode ser usado para produzir Etileno e todos os produtos a jusante já conhecidos! Algumas empresas já estão à frente e outras estão no caminho de projetos sustentáveis.
Nos dois vídeos a seguir, há boas referências aos bio-combustíveis, mas muito mais precisa ser feito, especialmente pela superação da crise política e econômica no Brasil. O mundo exige mais unidade entre todos os países para resolver as questões críticas do planeta!



Estou feliz por ter experimentado muitos projetos na área Petroquímica e mais recentes nas áreas de Etanol e Energia, com infraestrutura para implementação das instalações E2E (Etanol a Etileno) e Polietileno.

 Um programa mundial bem planejado precisa ser acordado para equilibrar os recursos que podemos usar para preservar nosso clima. A indústria de petróleo e gás a montante deve desacelerar com a aceleração de projetos renováveis ​​e todos os produtos a jusante que ainda podem ser produzidos.

Vamos encarar o desafio da mudança climática como um novo sonho, não um pesadelo.

Comentários são bem vindos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios Básicos de uma Metodologia de Projetos Aplicada a Engenharia e Construções de Indústrias