Princípios Básicos de uma Metodologia de Projetos Aplicada a Engenharia e Construções de Indústrias



Em um post anterior falamos que gerenciamento de projetos de engenharia e construções devem alinhar-se ao Guia PMBOK® do Project Management Institute e que a aplicação de metodologias ágeis devem e podem ser mescladas com a típica execução em cascata (waterfall), quando se fizer necessário.


Iguaçu Waterfall

Uma empresa que executa muitos projetos de capital, na implantação e melhoramento de suas áreas industriais de manufatura, deve ter um escritório de projetos (PMO) alinhado com as estratégias dos negócios , assim como uma metodologia de gerenciamento de projetos implementada com o alinhamento dos processos de trabalho das funções, que participam ativamente nos projetos.

Baseado no exposto acima, numero a seguir os princípios básicos de uma metodologia de projetos aplicada a engenharia e construções na indústria manufatureira:
  • Uso documentado da Tecnologia Mais Efetiva e padrões (standards) com histórico de eficácia e long term cost of ownership. 
  • Desenvolvimento mais cedo dos planos chaves do projeto, incluindo os planos para desenvolvimento da Engenharia Básica (Front End Loading / FEED) e aplicação de práticas de valor agregado (Value Improving Practices). 
  • Foco nas funções e nas pessoas – não nas organizações – e nas responsabilidades das funções. 
  • No estágio de definições do projeto, deve-se estabelecer as bases para uma cultura de preservação do escopo > “no change mind-set ”, tendo um processo de gerenciamento de mudanças efetivo.

  • Elaborar um cronograma geral (overall project schedule) desde a iniciação do projeto até o comissionamento e entrega a operações é de fundamental importancia para o monitoramento e controle do projeto. 
  • Deve haver um processo interno para coletar as lições aprendidas (“learning lessons”) de cada projeto com um sistema de gestão de conhecimento estabelecido (Knowledge Based System). 
  • A Integração Funcional (Functional Integration) se faz extremamente necessária do princípio ao fim do projeto. 
Deve existir flexibilidade suficiente dentro da metodologia para estruturar a implementação dos projetos de maneira a atender as necessidades do negócio ou projeto, seja ele grande ou pequeno.

Importantes Sub Processos Suportando a Metodologia de Projetos
  1. Processos de Trabalho Funcionais sincronizados com a Metodologia de Projetos.
  2. Desenvolvimento de Estratégias e Medições da Qualidade do Projeto (Quality Assurance and Control)
  3. Gerenciamento de Riscos e de Expectativas
  4. Processo de Integração e Team Building
  5. Gerenciamento de Mudanças
  6. Revisões Funcionais e de Especialistas
  7. Comissionamento e Partida

Estes e outros conceitos fundamentais para elaboração de uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos aplicada a Engenharia são vastamente explicados no curso Fundamentos de Gestão de Projetos da PM Solutions Consultoria.

Comentários são muito benvindos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos de Engenharia Devem se Alinhar ao PMBOK®?