Princípios Básicos de uma Metodologia de Projetos Aplicada a Engenharia e Construções de Indústrias



Em um post anterior falamos que gerenciamento de projetos de engenharia e construções devem alinhar-se ao Guia PMBOK® do Project Management Institute e que a aplicação de metodologias ágeis devem e podem ser mescladas com a típica execução em cascata (waterfall), quando se fizer necessário.


Iguaçu Waterfall

Uma empresa que executa muitos projetos de capital, na implantação e melhoramento de suas áreas industriais de manufatura, deve ter um escritório de projetos (PMO) alinhado com as estratégias dos negócios , assim como uma metodologia de gerenciamento de projetos implementada com o alinhamento dos processos de trabalho das funções, que participam ativamente nos projetos.

Baseado no exposto acima, numero a seguir os princípios básicos de uma metodologia de projetos aplicada a engenharia e construções na indústria manufatureira:
  • Uso documentado da Tecnologia Mais Efetiva e padrões (standards) com histórico de eficácia e long term cost of ownership. 
  • Desenvolvimento mais cedo dos planos chaves do projeto, incluindo os planos para desenvolvimento da Engenharia Básica (Front End Loading / FEED) e aplicação de práticas de valor agregado (Value Improving Practices). 
  • Foco nas funções e nas pessoas – não nas organizações – e nas responsabilidades das funções. 
  • No estágio de definições do projeto, deve-se estabelecer as bases para uma cultura de preservação do escopo > “no change mind-set ”, tendo um processo de gerenciamento de mudanças efetivo.

  • Elaborar um cronograma geral (overall project schedule) desde a iniciação do projeto até o comissionamento e entrega a operações é de fundamental importancia para o monitoramento e controle do projeto. 
  • Deve haver um processo interno para coletar as lições aprendidas (“learning lessons”) de cada projeto com um sistema de gestão de conhecimento estabelecido (Knowledge Based System). 
  • A Integração Funcional (Functional Integration) se faz extremamente necessária do princípio ao fim do projeto. 
Deve existir flexibilidade suficiente dentro da metodologia para estruturar a implementação dos projetos de maneira a atender as necessidades do negócio ou projeto, seja ele grande ou pequeno.

Importantes Sub Processos Suportando a Metodologia de Projetos
  1. Processos de Trabalho Funcionais sincronizados com a Metodologia de Projetos.
  2. Desenvolvimento de Estratégias e Medições da Qualidade do Projeto (Quality Assurance and Control)
  3. Gerenciamento de Riscos e de Expectativas
  4. Processo de Integração e Team Building
  5. Gerenciamento de Mudanças
  6. Revisões Funcionais e de Especialistas
  7. Comissionamento e Partida

Estes e outros conceitos fundamentais para elaboração de uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos aplicada a Engenharia são vastamente explicados no curso Fundamentos de Gestão de Projetos da PM Solutions Consultoria.

Comentários são muito benvindos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudança Climática - Pesadelo para Indústria de Óleo & Gás?